Escolha Consumidorareacart0cart
10 Dicas Para Poupar Combustível

Poupar está nas mãos do condutor e só depende da decisão certa em cada trajeto. 

Não podemos controlar todos os fatores, mas alguns estão literalmente nas nossas mãos, se queremos obter mais eficiência e uma utilização inteligente do combustível. E, claro, da carteira. 

Nos tempos que correm, em que o preço do combustível é bastante alto e inconstante, poupar combustível é essencial.

Deixamos então algumas dicas que o irão ajudar a ter uma condução mais económica.

CONSELHOS PARA POUPAR COMBUSTÍVEL
Usar bem as mudanças
Usar bem as mudanças
Utilize o acelerador com suavidade e atenção ao “esmagar” o pedal. Evite acelerações com rotações acima das duas mil por minuto. Sempre que possível, tire o pé do acelerador e deixe o carro movimentar-se com a mudança engatada.
Não usar o ponto morto
Não usar o ponto morto
Muitos condutores deixam o carro deslizar em ponto morto em zonas com grandes descidas, o que é um erro. Com a caixa desengatada, o motor continua a consumir. A ação correta é manter o carro engrenado e utilizar o motor como travão.
Otimizar o arranque
Otimizar o arranque
Uma condução eficiente começa no momento em que se liga o carro. A primeira coisa a recordar é não acelerar ao ligar o motor. Se o seu veículo for a diesel, é boa ideia aguardar alguns segundos antes de iniciar a marcha.
Travar com o motor
Travar com o motor
Sabia que, quando se faz uma redução de marcha, o motor aplica travagem ao veículo? Para evitar o desgaste das pastilhas do travão, trave com o motor. Isto é particularmente útil nas rotundas ou ao aproximar-se de um sinal vermelho.
Moderar a velocidade
Moderar a velocidade
Ao ultrapassar, é também importante praticar um estilo de condução preventiva. Antes de iniciar a manobra, pense se a poupança de tempo será significativa.
COMPORTAMENTOS QUE AJUDAM A UM CONSUMO MAIS INTELIGENTE
Desligar o motor quando parado
Desligar o motor quando parado
A condução eficiente também pode ser aplicada às paragens do veículo. Sempre que preveja que vai estar parado durante mais de 60 segundos, desligue o motor.
Pressão dos pneus adequada
Pressão dos pneus adequada
Conduzir a pressão baixa indicada pelo fabricante aumenta o consumo de combustível e diminui a sua performance, uma vez que o atrito gerado entre a superfície do pneu e o asfalto é maior.
Evite fazer percursos pequenos
Evite fazer percursos pequenos
Em trajetos curtos, o motor e o catalisador não têm tempo de aquecer até à temperatura ideal. O óleo do motor está mais frio e com uma maior viscosidade, aumentando assim o atrito das peças.
Evite transportar peso desnecessário
Evite transportar peso desnecessário
Todo o peso a mais transportado obrigará o motor a um esforço adicional. Se multiplicar por vários anos e algumas dezenas de milhares de quilómetros, a fatura a pagar pode ser significativa.
Cuidados com a climatização
Cuidados com a climatização
Além de servir para mover o carro, o combustível também dá energia ao ar condicionado. Optar por uma temperatura mais baixa só vai fazer com que funcione no máximo e gaste mais combustível.

Outras Notícias & Novidades