Escolha Consumidorareacart0cart
Cruise Control explicado em 1min.


O Cruise Control também é conhecido como piloto automático ou speed control. A sua função é manter a velocidade de condução de um carro, previamente programada, sem necessidade do condutor usar o acelerador.  


O cruise control ajuda a poupar combustível?
Esta é a grande pergunta. E a resposta é subjetiva e condicionada pelas condições de estrada.
Se pratica uma condução defensiva e económica, o cruise control não melhorará as médias de combustível. O mesmo se aplica em estradas com trânsito, com bastantes curvas, acidentadas ou com inclinação. 
Se por outro lado, tem uma condução agressiva ou se em autoestrada tem dificuldade em manter a velocidade de forma constante, o cruise control pode ajudar a melhorar as médias de consumo. Vários estudos afirmam que nestes casos, o consumo de combustível pode ser reduzido à volta de 10%. 



Como funciona o cruise control?
Primeiro deve situar o botão desta função no seu carro. Depois programá-lo para a velocidade desejada. 
A partir do momento que o carro atinge a velocidade pré-programada, pode retirar o pé do acelerador que ela será mantida. 
Quando o seu carro está equipado com vários sensores, é possível também definir a distância de segurança para outros carros e melhorar a performance e segurança do cruise control. O carro trava e acelera automaticamente de forma a manter a segurança e a velocidade desejada. 
Se durante o cruise control, o condutor usar o travão ou acelerador (e em alguns casos embraiagem), o cruise control é desativado.



Veredito final:
A grande vantagem do cruise control é o conforto extra que permite nas viagens longas. 
Se tem pé pesado e tendência para multas de excesso de velocidade, o cruise control ajuda-o a evitá-las. 
Nos carros equipados com sensores, o cruise control promove uma condução mais segura, mantendo sempre a distância de segurança. 
A poupança de combustível pode não ser percetível. 
Evite o cruise control em:
- estradas com muitas curvas;
- estradas com inclinação;
- situações de trânsito (cruise control tem velocidade mínima, a partir da qual pode ser ativado);
- estradas com condições escorregadias ou acidentadas;


Outras Notícias & Novidades