Escolha Consumidorareacart0cart
Carro Elétrico Usado? Matrizauto - Vantagens de um Elétrico
PORQUÊ UM ELÉTRICO?

Se está a pensar comprar um veículo elétrico, mas não sabe as implicações que esta compra vai causar na sua vida ou ainda desconhece o conceito de carros elétricos e as suas vantagens e pense duas vezes.
A evolução tecnológica verificada nos últimos anos em relação à autonomia e preço das baterias, a melhor eficiência dos tempos de carga, maior potência, levam à consideração de compra de veículos 100% elétricos, como alternativa a um veículo novo a combustão.


O QUE SÃO CARROS ELÉTRICOS?

Parece mais difícil do que realmente é, mas um veículo elétrico não é nada mais, nada menos, do que um automóvel propulsionado por um motor elétrico, isto é, ao contrário do que acontece com os automóveis tradicionais, movidos a gasóleo ou gasolina, este tipo de veículo, utiliza um sistema de propulsão elétrica e não um motor de combustão interna. Desta forma, o motor elétrico utiliza a energia armazenada nas baterias recarregáveis.


VER VIATURAS ELÉTRICAS

VANTAGENS

Zero emissões
O facto de não emitirem gases, torna-os amigos do ambiente. E para quem pensa que este não é um argumento suficientemente forte na hora de comprar um carro, está muito enganado. A preocupação com as emissões CO2 tem vindo a aumentar, e a prova disso, está no volume de vendas deste tipo de veículo. Lembre-se que atualmente na Europa, a circulação de viaturas a combustão em alguns centros de cidades, já começa a ser restrita.

Estacionamento 2 em 1
De certeza que já passou por muitos lugares de estacionamento específicos para veículos elétricos pelo país fora. Para além de gratuitos, servem também para carregar estes automóveis. É a combinação perfeita, porque permite que trate das suas tarefas do dia-a-dia ao mesmo tempo que a bateria do seu elétrico atinge os 100%.

Manutenção
Quem tem um veículo elétrico sabe que as dores de cabeça com as mudanças de óleo ou com os travões, já não são como antigamente. Nos automóveis elétricos tanto os travões como os filtros, correias, ou outras peças, não se desgastam com tanta facilidade como num carro tradicional, por isso, os custos com a manutenção também vão ser mais reduzidos. É ainda importante mencionar que os carros elétricos podem fazer mais quilómetros no intervalo de revisões, comparando com os veículos movidos a combustíveis fósseis.


Incentivos fiscais
Se quer comprar um veículo elétrico saiba que recebe um incentivo fiscal por isso, e também fica isento de pagar o Imposto Sobre Veículo (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC).


Não utiliza combustível
Nos dias que correm e a avaliar pelo aumento de preços, não estar dependente de combustíveis fósseis é uma mais valia.

MITOS

O interesse em motorizações mais ecológicas continua a crescer, no entanto, ainda surgem várias questões sobre os carros elétricos. 
Autonomia
Autonomia
São cada vez mais as opções de autonomia, de acordo com as suas necessidades. Um veículo elétrico pode percorrer entre 150 a 300 quilómetros com um único carregamento.
Carregamento
Carregamento
Atualmente, já é possível encontrar postos de carregamento em quase todas as estações de serviço, centros comerciais, hotéis, parques de estacionamento públicos ou estacionamento municipal em Portugal.
Preço
Preço
São cada vez mais as opções acessíveis e competitivas. Além disso, uma das vantagens do carro elétrico é necessitar de menos substituição ou reparação de peças, o que se traduz numa manutenção menos dispendiosa.
Bateria
Bateria
A bateria de um carro elétrico pode ser reciclada. Além disso, as células da bateria podem ser utilizadas para armazenar energia solar e eólica, podendo também ser desmanteladas para reutilização dos elementos mais valiosos.
Segurança
Segurança
Este é um dos mitos com menor fundamento, já que estes automóveis passam pelos mesmos testes do que um carro a combustão. Os padrões de segurança exigidos são os mesmos.

Stock de viaturas

Outras Notícias & Novidades